Integrantes

Daniel Magalhães

Músico, compositor, lutier, educador musical, pesquisador. Há quase vinte anos dedica-se à performance e à pesquisa do pífano, tendo recebido o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, em nível nacional, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial com a ação "Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha" (2012). Autor dos livros "Canudos, gaitas e pífanos: as flautas do norte de Minas" (2010) e "Cancioneiro do Jequitinhonha: 160 partituras para flauta" (2010). Dirigiu os documentários "Pífanos do Congado" (2008) e "Canudeiros" (2011), além de ter idealizado e produzido o CD "Bandas de Taquara e Música de Pífano em Minas Gerais" (2007). Licenciado em Música (2003) e mestre em Musicologia, com a dissertação “Pipiruí e Caixa de Assovio: tocadores de pífanos e caixas nas festas de reinado” (2009), ambos pela UFMG. Coordenou a pesquisa e a edição da publicação "Tamborzeiros do Vale do Jequitinhonha" (2011). Idealizador e coordenador do Encontro de Flautas do Jequitinhonha, festival de bandas de pífanos, com duas edições realizadas (Minas Novas/MG, 2016; Angelândia/MG, 2017).



Mateus Oliveira

Graduado em Percussão pela UFMG e atualmente mestrando também em Percussão, pela UFMG, tendo como orientador o Prof. Fernando Rocha. Curso Perfeccionamento y Postgrado Muical para Iberoamérica no Conservatório del Liceo de Barcelona. Integrante do grupo musical "Quebrapedra", com quem gravou CD e se apresentou nos mais importantes festivais e eventos de música de Minas. Integrou o "Grupo de percussão da UFMG", com quem gravou o CD Villa-Lobos e os brinquedos de roda. Integra a "Misturada Orquestra". É professor de percussão e bateria: Colegium (2006 a 2009); Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical (2004/05), Santa Bárbara (desde 2007).





Julio Ponzo


Bacharel em Música/Percussão pela UFMG. Atuou por dez anos com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Ministrou vários cursos de percussão em cidades do interior de Minas. Lecionou no curso de extensão da UFMG e na FEVALE (Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha). Atualmente é professor de percussão da Escola de Música  Pró-Music e da FGR (Fundação Guimarães Rosa). Integrante do grupo Bantuquerê, com o qual gravou um DVD e dos grupos Union Latina e Trem dos Onze.